Central de Atendimento 11 4185 7600 - Fale Conosco - SAU 11 4185 7693 Governo do Estado de São Paulo / SUS
A A A

Projetos Sociais

Os Projetos Sociais, do HGC nasceram com o desejo simples de contribuir com a sociedade local. Um projeto chama o outro e a idéia é criar sinergias complementares em busca de uma vida saudável.

Os projetos são promovidos a partir de ações voluntárias entre profissionais da saúde e a comunidade. Ao contribuirem os participantes executam os trabalhos e exercem a cidadania.

Palestras

O HGC promove palestras mensalmente para a comunidade sobre temas de interesse da população. As palestras são divulgadas nas emissoras de rádio local e por meio de pôster nas recepções do Hospital. Participamos, também, junto com a Prefeitura Municipal de Carapicuíba, de eventos relacionados a saúde.

Sustentabilidade

A atividade humana nos diversos setores da sociedade gera, como último fim, produtos e materiais de diversas naturezas constituídos de composições perigosas que podem, de uma forma direta ou indireta, servir de contaminantes ambientais em risco a saúde pública se não forem devidamente gerenciados.

É importante termos consciência da responsabilidade social que cabe a cada um dos colaboradores, não importando sua posição dentro da hierarquia. A negligência ou a omissão durante todo o processo de geração de resíduos dentro dos estabelecimentos de saúde pode ocasionar danos graves. O colaborador tem papel importante dentro do Plano de gerenciamento de Resíduos (PGRSS), pode contribuir para o sucesso ou fracasso dessa Gestão Ambiental, dependendo do grau de comprometimento de cada um.

Quanto ao Meio Ambiente, trabalhamos os 7 elementos que compõem os critérios para o Prêmio Hospital Amigo do Meio Ambiente, ou seja:

1. Eficiência energética (consumo consciente dos recursos naturais/energia elétrica),
2. Projeto Edifícios Verdes (iluminação natural e ventilação hibrida),
3. Energia alternativa (sistema de capitação de energia solar),
4. Transporte (uso de transporte alternativo – bicicleta, carona e outros),
5. Alimentação (Campanha Contra o Desperdício no Refeitório),
6. Resíduos (conscientização da segregação dos resíduos)
7. Água (consumo consciente dos recursos naturais)

Projeto Primavera

Tem por objetivo preservar a conservação e limpeza do entorno do hospital, que, também, estimula ações voluntárias dos profissionais do hospital.

Pastoral da saúde

Situada no segundo pavimento tem o comprometimento de promover, preservar, cuidar e celebrar a vida. Na área da saúde é ação libertadora de Cristo, sempre solidária a comunidade carente. O agente voluntário da Pastoral da Saúde desenvolve trabalho de anúncio do evangelho, da humanização, da prevenção e da promoção à saúde.

A Capela está localizada próximo ao setor de Pastoral da Saúde, sendo todas as quartas-feiras, às 15 horas celebradasmissas pelo capelão, Pe. Edileis que conta com o auxilio dos agentes voluntários.

Voluntariado

A Pastoral da Saúde e a Comissão Permanente de Humanização Hospitalar - C.P.H.H. acompanham o trabalho dos voluntários no hospital que desenvolvem as seguintes atividades:

  • Arte nas mãos – 6º pavimento – com as mamães da maternidade todas as quartas-feiras das 10h30 às 12h.

  • Cantinho da Beleza - Corte de Cabelo – 4º andar – Clinica Psiquiátrica e nas demais clínicas. A cada 15 dias nas segundas-feiras das 09h às 12h e nas quartas-feiras das 14h às 16h.

  • Bazar do Bem – 2º pavimento – Pastoral da Saúde
    Tem como finalidade arrecadar doações, dos colaboradores e repassá-las para pacientes de extrema pobreza.
    Arrecadar fundos e transformá-los em benefícios para os pacientes de extrema pobreza. São arrecadadas doações de: roupas; sapatos; utensílios domésticos; eletroportáteis; móveis; eletrodomésticos em bom estado de uso entre outros.
    Abre todas as segundas-feiras das 08h às 10h30 e quinta-feira das 13h às 15h30.

  • Brinquedoteca – 4º pavimento – Clínica Pediátrica
    Os voluntários proporcionam as crianças hospitalizadas momentos mais alegres, contam histórias entre outras brincadeiras.
    De segunda feira a sexta-feira das 14h à 16h.

  • Sorrir é o melhor remédio - Doutores do Coração e Liga da Vida
    Todo último sábado de cada mês os grupos de voluntariados visitam os leitos do hospital, proporcionando ao paciente e ao colaborador a partir da arte do palhaço, atividade lúdica e momento de descontração e alegria.

  • Música no Ar
    Coral de igrejas que visitam o hospital uma vez ao mês levando terapia e harmonia por meio da música.

Compartilhe |